Pular para o conteúdo

A igreja, lugar de reverência e de oração – (São Pedro Julião Eymard)

05/09/2022

QUEM TEM FÉ sabe para onde se dirige quando vai à igreja, isto é, ao encontro de Nosso Senhor Jesus Cristo, e ao entrar poderá dizer com São Bernardo, a todas as preocupações: “Ficai à entrada, preciso ir ter com Deus, para me confortar”. Procedei da mesma forma e, sabendo o tempo que ides permanecer em oração, esquecei a tudo mais. Quem vem para orar, não vem para tratar de negócios. E se as distrações, a imaginação, as preocupações vierem importunar, não vos perturbeis, mas, tranquilamente, afastai a tudo. Ficai a confessar respeitosamente vossa fraqueza comportando-vos bem, a fim de provar a Nosso Senhor que toda distração vos é detestável e assim vossa atitude professará, já que o espírito não o faz, sua Divindade e sua Presença. Na falta do mais, isto já seria muito.

Reparai num santo ao entrar numa igreja. Alheio às pessoas, esquecido de tudo, só vê a Nosso Senhor. Quem, na presença do Papa pensará nos bispos ou nos cardeais? A Deus só toda honra e glória. Os santos no céu não perdem tempo trocando-se honras. Imitemo-los na igreja e vejamos tão-somente a Nosso Senhor!

Uma vez lá, ficai quietos um momento, pois o silêncio constitui o sinal maior de respeito, primeiro requisito da oração. E grande parte das securas e da indevoção é resultado quer da falta de respeito para com Nosso Senhor ao entrarmos na igreja, quer da nossa atitude pouco respeitosa dentro do templo.

Deveis a Nosso Senhor o respeito exterior. Nada favorece tanto a oração da alma como a oração do corpo.

Não vos deveis impor uma atitude por demais rigorosa, mas sim um porte severo. As posições familiares diante de Deus geram o desprezo. Amai, sede ternos e afetuosos, nunca familiares. A atitude irreverente é muitas vezes causa da aridez e da falta de devoção.

Por falta de respeito exterior, fenece nossa piedade…

(São Pedro Julião Eymard, Escritos e Sermões sobre a Divina Eucaristia).

S. Pedro J. Eymard, 1811-1868, francês. Sacerdote. Fundador da Congregação do Santíssimo Sacramento.

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: